Área de Concentração: Assistência Farmacêutica
Tem como objetivo formar recursos humanos qualificados para exercer atividades acadêmico- assistenciais que compreendam carreira docente, pesquisa e atividades na área de fármacos e medicamentos, aproveitar a biodiversidade amazônica com o propósito de desenvolvimento tecnológico de medicamentos fitoterápicos e fitocosméticos. Além disso, visa contribuir para a formação de profissionais atuem nos níveis de governança, gestão, desenvolvimento e sustentabilidade quanto à promoção do uso racional de medicamentos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) público e suplementar.
Linha de Pesquisa:
Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico
Farmácia Clínica visa a promoção do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças. As atribuições clínicas do farmacêutico estão abrindo horizontes para o fortalecimento da farmácia clínica, essas têm conexão com a responsabilidade social do farmacêutico e podem assumir papel estratégico na aguardada mudança na saúde. Esta Linha visa diagnosticar o cenário atual, refletir e propor ações para o estabelecimento de ações de cuidado farmacêutico e a promoção do uso racional de medicamentos
Linha de Pesquisa:
Governança, Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade em Assistência Farmacêutica
A gestão da clínica enquanto subárea do planejamento em saúde trata da reorganização dos processos produtivos da rede de atenção à saúde, baseado em diretrizes como: acolhimento, vínculo, responsabilização, direito a saúde, centralidade no usuário, valorização do trabalho e do trabalhador e gestão democrática. A adoção dos conhecimentos e práticas da gestão da clínica nos processos de trabalho podem potencializar os processos produtivos utilizando os dispositivos preconizados, dos quais destacam-se: acolhimento com classificação de risco e vulnerabilidade, ampliação de ofertas, a coordenação do cuidado (apoio matricial, integração entre níveis assistenciais, projeto terapêutico singular), equipes de referência, colegiados de gestão, clínica ampliada, cuidado em saúde etc.