Observatório Farmacêutico

O Observatório Farmacêutico: Rede de Assistência Farmacêutica do Pará, da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, atua no campo da Farmácia Social, tendo como problemática a ineficiência das políticas de assistência farmacêutica e o uso irracional de medicamentos. Apresenta-se como um espaço interdisciplinar e multidisciplinar tendo como eixos temáticos: Governança, gestão e sustentabilidade em saúde; Determinantes de saúde e doença relacionados aos fármacos e medicamentos; Aprendizagem ativa por meio de práticas integrativas ensino-serviço-comunidade; Difusão de tecnologias aos diversos níveis de atenção à saúde. Já teve como projetos e articulações políticas: Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) – Gestão Compartilhada em Saúde (Tecnologias e Economia em Saúde/Inovação Tecnológica em Saúde/Inovação tecnológica em produtos e serviços para a Saúde); Perfil de prescrição e de utilização de medicamentos em docentes, técnico-administrativos e discentes da UFPA: Campus Belém (2014); PROEX – Eixo Transversal 2015: Viabilidade técnico-administrativa e política-econômica de consórcio intermunicipal de assistência farmacêutica na região metropolitana I: Belém; Ananindeua; Marituba; Benevides; Santa Bárbara; PROPESP – Pibic 2015 (Edital nº 03/2015): Modelo lógico-conceitual de gestão clínica de medicamentos (software web) aplicado à rede de atenção à saúde; Fortalecimento da Assistência Farmacêutica da Região Metropolitana I (Belém; Ananindeua; Marituba; Benevides; Santa Bárbara); além de realizar seminários e oficinas de reorientação da Assistência Farmacêutica.

 

Desenvolvimento de preparações nanoestruturadas para o tratamento da leishmaniose 

O corpo docente do PPGAF busca o desenvolvimento de preparações farmacêuticas nanoestruturadas, contendo anfotericina B, para o tratamento da leishmaniose cutânea. Considerando o grave problema de saúde pública que é a leishmaniose, o desenvolvimento de formulações tópicas, seguras e eficazes para o tratamento das lesões provocadas pela doença é uma vertente viável para melhorar a adesão dos pacientes e diminuir a incidência de casos na população brasileira.

 

Estratégias para prevenção da febre tifoide

Com o objetivo de investigar novas estratégias para a prevenção da febre tifoide, doença bacteriana aguda que preocupa órgãos de saúde nacional e mundial, docentes do PPGAF participam de projeto de pesquisa que tem como foco utilizar a biotecnologia para a obtenção e produção de antígenos para desenvolvimento de vacinas. No Brasil, a febre tifoide ocorre sob a forma endêmica, com superposição de epidemias, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, refletindo as condições de vida de suas populações.

 

Desenvolvimento de sistema carreador nanoestruturado para o tratamento do melanoma

O grupo de pesquisadores do PPGAF participa de projeto de pesquisa para o desenvolvimento de um sistema carreador nanoestruturado contendo Viscum album para o tratamento do melanoma cutâneo. O meloma é originado nos melanócitos e representa 4% dos tipos de câncer de pele sendo de extrema gravidade, visto que oferece grande possibilidade de ocorrência de metástase. A radioterapia e a quimioterapia são os tratamentos de escolha para estágios mais avançados da doença, entretanto ambas provocam diversos efeitos indesejáveis nos pacientes. Dessa forma, a espécie vegetal Viscum album tem sido amplamente utilizada na Europa como terapia complementar na oncologia, porém há alguns fatores limitantes para sua eficácia, tais como solubilidade, estabilidade e absorção. Diante disso, os pesquisadores do projeto buscam criar o sistema carreador nanoestruturado; padronizar quimicamente o extrato hidroalcoólico de Viscum album; preparar e caracterizar formulações nanoestruturadas contendo Viscum album; avaliar a atividade citotóxica e antimetastática do extrato e das formulações, além de avaliar a estabilidade físico-química das formulações desenvolvidas.