1. Disciplinas optativas
Área de Concentração: Assistência Farmacêutica
Avaliação de Tecnologias em Saúde e Farmacoeconomia (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Aspectos gerais da economia da saúde. Estado, mercado e regulação econômica em saúde. Financiamento e gastos em saúde. Avaliação econômica em saúde. Equidade e desigualdade em saúde. ATS: visão geral conceitos e desafios - caso brasileiro. ATS: visão do governo - Ministério da Saúde e as Agências Reguladoras. ATS: visão da indústria. ATS: visão da academia. ATS em países desenvolvidos: Canadá, Austrália e Reino Unido. Economia da Saúde. Financiamento do Sistema de Saúde Brasileiro. Avaliação econômica. Desafios para a implementação da ATS no Brasil. ATS no sistema de saúde suplementar. O uso de banco de dados e estudos clínicos para estudos de Farmacoeconômicos. Como lidar com as inovações em saúde? O impacto da inovação no sistema de saúde. Como empregadores lidam com inovação em saúde? A questão das patentes em saúde. A perspectiva do Judiciário sobre o acesso as tecnologias em saúde. Economia da Saúde. Farmacoeconomia: Eficácia, Efetividade e Eficiência. Estudos de Custo-Efetividade, de Custo-Benefício, de Custo-Utilidade e Análise de Minimização de Custos.
Desenvolvimento de Dissertação de Mestrado (10 créditos, 150 horas)
Ementa: Pesquisa, estruturação, organização e defesa da dissertação de mestrado. O trabalho de conclusão do mestrado profissional configura-se como dissertação que demonstre domínio do objeto de estudo, além da investigação aplicada à solução de problemas que possa ter impacto no sistema a que se dirige. Deve conter a descrição e discussão dos resultados, conclusões e recomendações de aplicações práticas e serem ancoradas em um referencial teórico. O seu conteúdo pode incluir, por exemplo, resultados de estudos de casos, desenvolvimentos e descrição de metodologias, tecnologias e softwares, patentes que decorrem de pesquisas aplicadas
Epidemiologia Clínica e Farmacoepidemiologia (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Processo saúde-doença na sociedade. Distribuição populacional e os fatores determinantes do risco de doenças, agravos e eventos associados à saúde. Medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de enfermidades, danos ou problemas de saúde e de proteção, promoção ou recuperação a saúde individual e coletiva. Informação e conhecimento para apoiar a tomada de decisão no planejamento, na administração e na avaliação de sistemas, programas, serviços e ações de saúde. Aplicação da metodologia científica ao objeto da epidemiologia: os processos de saúde-doença em populações humanas. Farmacoepidemiologia.
Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Uso racional de medicamentos. Estratégia de tratamentos personalizados. Atenção farmacêutica. Cuidado farmacêutico. Seguimento farmacoterapêutico. Adesão ao tratamento. Efetividades de medicamentos. Eficiência de tratamentos
Governança, Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade em Assistência Farmacêutica (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Governança em saúde. Planejamento Estratégico Situacional. Gestão em saúde. Desenvolvimento Tecnológico. Sustentabilidade em saúde.
Metodologia, Bioestatística e Produção Científica (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Metanálise. Revisão sistemática (bibliometria). Busca das evidências. Estrutura e organização de trabalhos científicos (ABNT). Estrutura e organização de artigos científicos (ABNT). Métodos aplicados em estudos descritivos. Planejamento de estudos com delineamentos: transversal, prevalência, coorte, quase-experimento e ecológicos. Protocolo de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Amostragem. Seleção e treinamento de pesquisadores de campo. Execução do estudo-piloto. Coleta de dados. Controle de qualidade. Gerenciamento. Análise crítica de publicações de estudos observacionais (estudo de coorte, caso-controle e transversal), experimentais (ensaio clínico randomizado e quase-experimento) e de revisão sistemática. Redação de artigos científicos: elaboração de tabelas e gráficos, apresentação de pôster, redação de artigos originais. Aplicativos estatísticos voltados para a área biomédica. Definição. População e amostra. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Distribuição normal. Média, variância e desvio padrão. Distribuição Binomial, Poisson, Geométrica, Multinomial, Gama, exponencial etc. Análise de dados. Estatística e estimativa, Teste de significância e limites de confidencia, significância da diferença entre médias observadas. Análise de variância one-way. Teste do Qui-quadrado.
Práticas integrativas e Complementares em Saúde (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Medicina Antroposófica, discutindo as estratégias para a implementação no Sistema Único de Saúde – SUS, considerando: os indicadores de saúde; as políticas públicas que regulamentam as mesmas, o contexto sociocultural e econômico do país; os preceitos básicos de garantia de segurança, eficácia e qualidade destas estratégias terapêuticas. São discutidos legislação e métodos para busca, avaliação e compilação da informação científica na área da Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Medicina Antroposófica, bem como o estado da arte e uso no país e o seu papel como recurso terapêutico no Brasil.
Regulação, Farmacovigilância e Estudos Utilização de Medicamentos (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Políticas vigentes para a regulação e a regulamentação de medicamentos no Brasil. Aplicação do método e raciocínio epidemiológico no estudo dos efeitos – benéficos e adversos – e do uso de medicamentos em populações humanas. Definições, classificação e mecanismos de produção das reações adversas a medicamentos, causalidade, algoritmos, métodos em farmacovigilância. Desvios de qualidade. Estado da arte da farmacovigilância e farmacoepidemiologia no Brasil. Estudos de utilização de medicamentos.
Seminário de Pesquisa I (1 créditos, 15 horas)
Ementa: Apresentar o projeto de pesquisa que fundamentará a dissertação de mestrado. Desenvolver a análise crítica da metodologia científica através da assistência às apresentações públicas e das discussões dos projetos de dissertação. Apresentar o projeto de dissertação, submetendo-se à arguição de colegas e professores. Discutir o desenho do estudo face aos objetivos propostos. Participar da assistência a defesas públicas de teses e dissertações, registrando a descrição de tópicos relevantes para a discussão do projeto, tais como: justificativa, material e métodos, resultados, discussão, aspectos éticos, conclusões, arguição da banca examinadora e apresentação.
Seminário de Pesquisa II (1 créditos, 15 horas)
Ementa: Apresentar o projeto de pesquisa que fundamentará a dissertação de mestrado. Desenvolver a análise crítica da metodologia científica através da assistência às apresentações públicas e das discussões dos projetos de dissertação. Apresentar o projeto de dissertação, submetendo-se à arguição de colegas e professores. Discutir o desenho do estudo face aos objetivos propostos. Participar da assistência a defesas públicas de teses e dissertações, registrando a descrição de tópicos relevantes para a discussão do projeto, tais como: justificativa, material e métodos, resultados, discussão, aspectos éticos, conclusões, arguição da banca examinadora e apresentação.
Visitas Técnicas (Estudo de Caso) (1 créditos, 15 horas)
Ementa: Visitas a Equipamentos de Saúde (Sistema Único de Saúde) público e suplementar e Empresas da Saúde. Narrativas que apresentam um cenário espelhado na vida real. Nele decisões são tomadas e conclusões são feitas com base no contexto apresentado. O estudo de caso simula, em sala de aula, um problema gerencial que foi recortado de uma situação verídica ou verossímel e o emprega como recurso de aprendizagem em um ambiente controlado.