Nacional
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Cooperações com instituições de ensino superior
O Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGAF) vem sistematicamente mantendo projetos científicos colaborativos com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP), com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio de um Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad).
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Pesquisa em rede e prospecção de parcerias
O Programa também mantém cooperação com a Rede para o Fortalecimento e Inovação Estratégica da cadeia Produtiva de Extratos e Óleos da Amazônia Paraense Aplicados a Fitoterápicos e Fitocosméticos (REFITAM) e com a Rede Amazônica de nanotecnologia Aplicada a Fármacos (RANAF). Em adição, registra-se que vem sendo estabelecimento parcerias com profissionais da USP/SP, UFPR, UFRJ, UFF e ENSP-FIOCRUZ, visando fortalecer as linhas de pesquisas deste Mestrado Profissional.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Farmácia Universitária da USP, Hospital Universitário da USP e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
O PPGAF participa do projeto de pesquisa “Seguimento Farmacoterapêutico de Pacientes com Câncer de Próstata Submetidos a Bloqueio Androgênico Medicamentoso”, inserido na Plataforma Brasil, em cooperação com a Farmácia Universitária da USP, o Hospital Universitário da USP e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Internacional
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Cooperações com Escola de Minas de Albi e Universidade Nacional de Rosário
O PPGAF possui cooperação com a Escola de Minas de Albi – Carmoux Centre Rapsodee (França) e com a Universidade Nacional de Rosário (Argentina) para a realização de projetos de pesquisa.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Universidade de Berna (Suíça) e Witten-Herdecke University (Alemanha)
O Programa mantém cooperação com a Universidade de Berna (Suíça) e a Witten-Herdecke University (Alemanha) para o desenvolvimento de pesquisa acadêmica com Viscum album e preparações comerciais deste, produzidas pelo laboratório Helixor e registradas sob o nome comercial de ISCADOR. Viscum album é uma planta semiparasita da família das Lorantáceas e vêm sendo utilizada no âmbito das práticas integrativas e complementares para o tratamento de diferentes tipos de tumores, com resultados muito promissores. Quando associado à terapia convencional, muitos estudos indicam a melhoria na qualidade de vida dos pacientes com carcinomas de diferentes origens.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Prospecção de parcerias
Em adição, por meio do Programa de Apoio a Cooperação Internacional (PACI) pretende-se formalizar parcerias com as Universidades de Lisboa em Portugal, Firenze, Genova, Bolonha e Parma na Itália. As três ultimas com co-tutela e co-titulação.